quinta-feira, 25 de julho de 2013

PRODUÇÕES DOS ALUNOS - Peça teatral

Os alunos criaram uma peça teatral para sensibilizar a comunidade escolar sobre a diversidade. Intitulado “Sou deficiente, não sou diferente, pois, foi Deus quem quis assim”, o espetáculo tem como fio condutor, ações de como lidar com pessoas diferentes. As apresentações contemplou todos os alunos e corpo docente da unidade. 
O tema da diversidade traz a necessidade que temos de ser inclusos em nossa sociedade. A criação e apresentação da peça integra o projeto "Educação Inclusiva - educandos com alterações e/ou limitações das funções mentais". As apresentações foram feitas no auditório do colégio esperando que a apresentação sensibilize toda a comunidade sobre a importância de valores como a paciência, amor e o respeito.



Produções dos alunos - Música utilizada para a coreografia.


SE FOI PRA DIFERENCIAR
QUE DEUS CRIOU A DIFERENÇA
IRÁ NOS APROXIMAR
INTUIR O QUE ELE PENSA
SE CADA SER É SÓ UM
E CADA UM COM SUA CRENÇA
TUDO É RARO, NADA É COMUM
DIVERSIDADE É A SENTENÇA

QUE SERIA DO ADEUS
SE Ñ HOUVESSE O RETORNO
QUE SERIA DO NU
SE Ñ HOUVESSE O ADORNO
QUE SERIS DO SIM
SEM O TALVEZ E O NÃO
QUE SERIA DE MIM
SEM A COMPREENSÃO

QUE A VIDA É REPLETA
E O OLHAR DO POETA
PERCEBE NA SUA PRESENÇA
O TOQUE DE DEUS
A VELA NO BREU
A CHAMA DA DIFERENÇA

A HUMANIDADE CAMINHA
ATROPELANDO OS SINAIS
A HISTÓRIA REPETINDO
OS ERROS QUE O HOMEM FAZ
O MUNDO SEGUE GIRANDO
CARENTE DE AMOR E PAZ
SE CADA CABEÇA É UM MUNDO
CADA UM É MUITO MAIS

QUE SERIA DO CAOS
SE Ñ HOUVESSE A PAZ
QUE SERIA DA DOR
SE Ñ HOUVESSE O QUE APRAZ
QUE SERIA DO NÃO
SEM O TALVEZ E O SIM
QUE SERIA DE MIM 





PRODUÇÕES DOS ALUNOS - POEMA

“SOU DEFICIENTE, E DAÍ?”
Afirmo e digo:
Sou deficiente, e daí?
Isso me faz diferente? Isso me faz menor?
Nada, nada, nada mesmo me atinge.
Pois, foi Deus quem quis assim.
Devo desistir de viver? Não!
Sou igual a você, a você, a você e a você aí também!
Me diga, por que tanto preconceito?
Será que eu não mereço respeito?
 Foi Deus quem quis assim!
Compreendo que tenho muitas limitações,
Mas, também sou gente, tenho emoções!
Venha! Pode chegar perto de mim,
Deficiência não se contrai assim. 
Há algo que lhe digo mais...
Antes de me julgar pela aparência, faça um exame de consciência.
Não me excluía da sociedade, ao invés disso,
vamos ser amigos de verdade.
E olha...pense antes de falar,
se suas palavras poderão me magoar.
Minha vida se torna um tormento,
Por você não respeitar meus sentimentos.
Lembre-se: eu tenho um coração a pulsar
E também, como você, sou capaz de amar.






sábado, 20 de julho de 2013

Intenção pedagógica com o uso desse material:

O objetivo dessa estratégia é que o publico envolvido adquirem procedimentos de criação de produção de material didático para divulgar com autonomia e autoria e posterior expansão de conteúdos a produção cultural em sentido amplo. Considerando todo o trabalho pode-se organizar um planejamento voltado para a diversidade do aluno que contemple suas reais necessidades e potencialidades de aprendizagem, para que assim todos possam aprender e conseqüentemente se desenvolver. Assim acreditando que a prática vivida por todos envolvidos nesta proposta formativa, impulsiona a construção simultânea de conhecimentos nos âmbitos da formação cultural e didática, concretizando a aprendizagem, e socializando os conhecimentos adquiridos. O mais importante é despertar o interesse de todos em entender os conceitos abordados e ajudando na visualização de toda a proposta. E que a inclusão de pessoas com alguma forma de impedimento de natureza biológica necessita de uma pedagogia que se oriente para criar vários caminhos possíveis de ensino, a fim de que as aprendizagens deles decorrentes levem cada pessoa a um processo amplo de formação humana.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PLANEJANDO A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

Tema : Educação Inclusiva - educandos com alterações e/ou limitações das funções mentais.
Tipo de material a ser produzido: visual, e no final uma apresentação a comunidade e uma construção de um blog.
Linguagens que pretende utilizar: musica, dança, artes visuais, teatro. 

Objetivo de uso do material a ser produzido:
Promover a conscientização e garantir a integração da diversidade na escola no coletivo, permitindo a participação e entretenimento, de acordo com as possibilidades possíveis que o meio favorece e possibilitando a expressão e comunicação do tema à comunidade.

Objetivos específicos:
1.    Abordar questões que sejam de interesse dos alunos, da escola ou da comunidade.
2.    Formular uma concepção educativa que acolha a diversidade biológica e promova o desenvolvimento de todos os educandos.
3.    Entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los.
4.    Organizar e sintetizar resultados.

Conteúdos
Conceituais (base teórica, o conceito)
 Trabalhar com a parte cognitiva, pois terão que fazer associações, e assim, conclusões sobre o que está sendo discutido e exposto em slide, vídeos e cartazes.

Procedimentais (colocar em prática o que aprendeu no conceitual)
 Sendo uma atividade investigativa, os alunos deverão pesquisar, dialogar, e analisar dados obtidos através da utilização das diversas metodologias como: o uso do computador e internet; trabalho em campo; construção do material com as linguagens escolhidas.

Atitudinais (normas necessárias para que o conteúdo seja adquirido)
 Espera-se que o aluno no desenvolver este material adquira uma postura de autonomia, conscientização e respeito em relação ao tema. Envolvendo em uma atividade que envolva a mídia, podendo assim, ajudar na visualização e compreensão da proposta.

Desenvolvimento
 A atividade será desenvolvida em um grupo e será dividido em etapas:
  •  Na primeira etapa é importante que os alunos conheçam o tema que irão produzir, por isso, analisarão os materiais trazidos pelo próprio professor por meio de jornais, revistas e vídeos. Juntos discutiram o material, e após elaborar, questionários para levantamento de informações sobre o assunto, objeto do estudo.
  •  Já a segunda etapa, começarão a expor idéias para a construção do teatro. O melhor é dividir em grupos que têm mais habilidades; dança, música, texto, encenação, cenário, adereços. Essa etapa demora um pouco mais de tempo.
  •  Na próxima etapa com todo o projeto pronto os ensaios começarão. E toda a parte técnica adereços e cenário também.
  •  Na última etapa, todas as equipes deverão analisar os resultados obtidos nas pesquisas, socializar os resultados obtidos nos grupos e divulgar os resultados. Para depois marca a apresentação e socializar com a comunidade.
  • A avaliação final será a construção de um blog para divulgar por meio das mídias todo o trabalho de conscientização e não ficar restrito somente a comunidade.

Recursos
  Material de apoio;  Jornais e revistas;  Vídeos; Data show e computador;  Internet;  Espaço para reuniões;  Local para a apresentação;  Som;  Microfone; Caixa de som.

Avaliação:

Será divida por itens:

1.    Participações nas discussões na elaboração do trabalho;
2.    Empenho nas formulações do material;
3.    Responsabilidade;
4.    Interesse e Compromisso com a proposta;
5.    Criatividade;
6.    Interação;
7.    Exposição de todo o material elaborado;
8.    Construção do blog para a amplificação da proposta.






sábado, 1 de junho de 2013


 A IMPORTÂNCIA DESTA PRÁTICA EDUCATIVA EM SUA REALIDADE COTIDIANA

A escola é o lugar por excelência de socialização, um espaço imprescindível de vivência e aprendizagens para crianças e jovens com limitações. A vivência no coletivo escolar constitui-se uma rede real de suporte para os casos de inclusão, com a participação total ou parcial do coletivo, na escola, é que se podem efetivar as mudanças necessárias na apropriação e uso do espaço, organização do tempo e na formação de um contexto de desenvolvimento adequado para os alunos de inclusão.
A inclusão de pessoas com alguma forma de impedimento de natureza biológica necessita de uma pedagogia que se oriente para criar vários caminhos possíveis de ensino, a fim de que as aprendizagens deles decorrentes levem cada pessoa a um processo amplo de formação humana.
Quando pensamos em inclusão, é importante pensar na inclusão do ser humano todo, em todas as situações. Portanto, não é só inclusão na sala de aula. Inclusão é participação na vida da escola, nas apresentações, nas atividades cotidianas mais simples e corriqueiras. Para tanto, é necessário o valer-se de todas as formas humanas da comunicação.
O trabalho com a diversidade, causa certa dificuldade para os professores, pois, eles não receberam formação para trabalhar com estes alunos ou tem pouca ou nenhuma informação sobre os processos de aprendizagens e desenvolvimento desta clientela.
Os alunos de inclusão precisam enfrentar a descrença em relação as suas capacidades uma vez que muitas entenderam a falta de algo com incapacidade generalizada. Assim, ampliando seu desenvolvimento, através de uma prática educativa satisfatória, possibilita a estes jovens e crianças com limitações, a adquirirem maiores condições de ação no meio, de adaptação e capacidades.