quinta-feira, 25 de julho de 2013

PRODUÇÕES DOS ALUNOS - Peça teatral

Os alunos criaram uma peça teatral para sensibilizar a comunidade escolar sobre a diversidade. Intitulado “Sou deficiente, não sou diferente, pois, foi Deus quem quis assim”, o espetáculo tem como fio condutor, ações de como lidar com pessoas diferentes. As apresentações contemplou todos os alunos e corpo docente da unidade. 
O tema da diversidade traz a necessidade que temos de ser inclusos em nossa sociedade. A criação e apresentação da peça integra o projeto "Educação Inclusiva - educandos com alterações e/ou limitações das funções mentais". As apresentações foram feitas no auditório do colégio esperando que a apresentação sensibilize toda a comunidade sobre a importância de valores como a paciência, amor e o respeito.



Produções dos alunos - Música utilizada para a coreografia.


SE FOI PRA DIFERENCIAR
QUE DEUS CRIOU A DIFERENÇA
IRÁ NOS APROXIMAR
INTUIR O QUE ELE PENSA
SE CADA SER É SÓ UM
E CADA UM COM SUA CRENÇA
TUDO É RARO, NADA É COMUM
DIVERSIDADE É A SENTENÇA

QUE SERIA DO ADEUS
SE Ñ HOUVESSE O RETORNO
QUE SERIA DO NU
SE Ñ HOUVESSE O ADORNO
QUE SERIS DO SIM
SEM O TALVEZ E O NÃO
QUE SERIA DE MIM
SEM A COMPREENSÃO

QUE A VIDA É REPLETA
E O OLHAR DO POETA
PERCEBE NA SUA PRESENÇA
O TOQUE DE DEUS
A VELA NO BREU
A CHAMA DA DIFERENÇA

A HUMANIDADE CAMINHA
ATROPELANDO OS SINAIS
A HISTÓRIA REPETINDO
OS ERROS QUE O HOMEM FAZ
O MUNDO SEGUE GIRANDO
CARENTE DE AMOR E PAZ
SE CADA CABEÇA É UM MUNDO
CADA UM É MUITO MAIS

QUE SERIA DO CAOS
SE Ñ HOUVESSE A PAZ
QUE SERIA DA DOR
SE Ñ HOUVESSE O QUE APRAZ
QUE SERIA DO NÃO
SEM O TALVEZ E O SIM
QUE SERIA DE MIM 





PRODUÇÕES DOS ALUNOS - POEMA

“SOU DEFICIENTE, E DAÍ?”
Afirmo e digo:
Sou deficiente, e daí?
Isso me faz diferente? Isso me faz menor?
Nada, nada, nada mesmo me atinge.
Pois, foi Deus quem quis assim.
Devo desistir de viver? Não!
Sou igual a você, a você, a você e a você aí também!
Me diga, por que tanto preconceito?
Será que eu não mereço respeito?
 Foi Deus quem quis assim!
Compreendo que tenho muitas limitações,
Mas, também sou gente, tenho emoções!
Venha! Pode chegar perto de mim,
Deficiência não se contrai assim. 
Há algo que lhe digo mais...
Antes de me julgar pela aparência, faça um exame de consciência.
Não me excluía da sociedade, ao invés disso,
vamos ser amigos de verdade.
E olha...pense antes de falar,
se suas palavras poderão me magoar.
Minha vida se torna um tormento,
Por você não respeitar meus sentimentos.
Lembre-se: eu tenho um coração a pulsar
E também, como você, sou capaz de amar.






sábado, 20 de julho de 2013

Intenção pedagógica com o uso desse material:

O objetivo dessa estratégia é que o publico envolvido adquirem procedimentos de criação de produção de material didático para divulgar com autonomia e autoria e posterior expansão de conteúdos a produção cultural em sentido amplo. Considerando todo o trabalho pode-se organizar um planejamento voltado para a diversidade do aluno que contemple suas reais necessidades e potencialidades de aprendizagem, para que assim todos possam aprender e conseqüentemente se desenvolver. Assim acreditando que a prática vivida por todos envolvidos nesta proposta formativa, impulsiona a construção simultânea de conhecimentos nos âmbitos da formação cultural e didática, concretizando a aprendizagem, e socializando os conhecimentos adquiridos. O mais importante é despertar o interesse de todos em entender os conceitos abordados e ajudando na visualização de toda a proposta. E que a inclusão de pessoas com alguma forma de impedimento de natureza biológica necessita de uma pedagogia que se oriente para criar vários caminhos possíveis de ensino, a fim de que as aprendizagens deles decorrentes levem cada pessoa a um processo amplo de formação humana.