PRODUÇÕES DOS ALUNOS - Peça teatral
Os alunos criaram uma peça teatral para sensibilizar a comunidade escolar sobre a diversidade. Intitulado “Sou deficiente, não sou diferente, pois, foi Deus quem quis assim”, o espetáculo tem como fio condutor, ações de como lidar com pessoas diferentes. As apresentações contemplou todos os alunos e corpo docente da unidade.
O tema da diversidade traz a necessidade que temos de ser inclusos em nossa sociedade. A criação e apresentação da peça integra o projeto "Educação Inclusiva - educandos com alterações e/ou
limitações das funções mentais". As apresentações foram feitas no auditório do colégio esperando que a apresentação sensibilize toda a comunidade sobre a importância de valores como a paciência, amor e o respeito.
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Produções dos alunos - Música utilizada para
a coreografia.
SE FOI PRA DIFERENCIAR
QUE DEUS CRIOU A DIFERENÇA
IRÁ NOS APROXIMAR
INTUIR O QUE ELE PENSA
SE CADA SER É SÓ UM
E CADA UM COM SUA CRENÇA
TUDO É RARO, NADA É COMUM
DIVERSIDADE É A SENTENÇA
QUE SERIA DO ADEUS
SE Ñ HOUVESSE O RETORNO
QUE SERIA DO NU
SE Ñ HOUVESSE O ADORNO
QUE SERIS DO SIM
SEM O TALVEZ E O NÃO
QUE SERIA DE MIM
SEM A COMPREENSÃO
QUE A VIDA É REPLETA
E O OLHAR DO POETA
PERCEBE NA SUA PRESENÇA
O TOQUE DE DEUS
A VELA NO BREU
A CHAMA DA DIFERENÇA
A HUMANIDADE CAMINHA
ATROPELANDO OS SINAIS
A HISTÓRIA REPETINDO
OS ERROS QUE O HOMEM FAZ
O MUNDO SEGUE GIRANDO
CARENTE DE AMOR E PAZ
SE CADA CABEÇA É UM MUNDO
CADA UM É MUITO MAIS
QUE SERIA DO CAOS
SE Ñ HOUVESSE A PAZ
QUE SERIA DA DOR
SE Ñ HOUVESSE O QUE APRAZ
QUE SERIA DO NÃO
SEM O TALVEZ E O SIM
QUE SERIA DE MIM
QUE DEUS CRIOU A DIFERENÇA
IRÁ NOS APROXIMAR
INTUIR O QUE ELE PENSA
SE CADA SER É SÓ UM
E CADA UM COM SUA CRENÇA
TUDO É RARO, NADA É COMUM
DIVERSIDADE É A SENTENÇA
QUE SERIA DO ADEUS
SE Ñ HOUVESSE O RETORNO
QUE SERIA DO NU
SE Ñ HOUVESSE O ADORNO
QUE SERIS DO SIM
SEM O TALVEZ E O NÃO
QUE SERIA DE MIM
SEM A COMPREENSÃO
QUE A VIDA É REPLETA
E O OLHAR DO POETA
PERCEBE NA SUA PRESENÇA
O TOQUE DE DEUS
A VELA NO BREU
A CHAMA DA DIFERENÇA
A HUMANIDADE CAMINHA
ATROPELANDO OS SINAIS
A HISTÓRIA REPETINDO
OS ERROS QUE O HOMEM FAZ
O MUNDO SEGUE GIRANDO
CARENTE DE AMOR E PAZ
SE CADA CABEÇA É UM MUNDO
CADA UM É MUITO MAIS
QUE SERIA DO CAOS
SE Ñ HOUVESSE A PAZ
QUE SERIA DA DOR
SE Ñ HOUVESSE O QUE APRAZ
QUE SERIA DO NÃO
SEM O TALVEZ E O SIM
QUE SERIA DE MIM
PRODUÇÕES DOS ALUNOS - POEMA
E olha...pense antes de falar,
se suas palavras poderão me magoar.
Minha vida se torna um tormento,
Por você não respeitar meus sentimentos.
Lembre-se: eu tenho um coração a pulsar
E também, como você, sou capaz de amar.
“SOU DEFICIENTE, E DAÍ?”
Afirmo e digo:
Sou deficiente, e
daí?
Isso me faz
diferente? Isso me faz menor?
Nada, nada, nada
mesmo me atinge.
Pois, foi Deus
quem quis assim.
Devo desistir de viver? Não!
Sou igual a você, a você, a você e a você aí também!
Me diga, por que tanto preconceito?
Será que eu não mereço respeito?
Devo desistir de viver? Não!
Sou igual a você, a você, a você e a você aí também!
Me diga, por que tanto preconceito?
Será que eu não mereço respeito?
Foi Deus
quem quis assim!
Compreendo que tenho muitas limitações,
Mas, também sou gente, tenho emoções!
Venha! Pode chegar perto de mim,
Deficiência não se contrai assim.
Compreendo que tenho muitas limitações,
Mas, também sou gente, tenho emoções!
Venha! Pode chegar perto de mim,
Deficiência não se contrai assim.
Há algo que lhe
digo mais...
Antes de me julgar pela aparência, faça um exame de consciência.
Não me excluía da sociedade, ao invés disso,
vamos ser amigos de verdade.Antes de me julgar pela aparência, faça um exame de consciência.
Não me excluía da sociedade, ao invés disso,
E olha...pense antes de falar,
se suas palavras poderão me magoar.
Minha vida se torna um tormento,
Por você não respeitar meus sentimentos.
Lembre-se: eu tenho um coração a pulsar
E também, como você, sou capaz de amar.
sábado, 20 de julho de 2013
Intenção
pedagógica com o uso desse material:
O objetivo dessa estratégia é que o
publico envolvido adquirem procedimentos de criação de produção de material
didático para divulgar com autonomia e autoria e posterior expansão de conteúdos
a produção cultural em sentido amplo. Considerando todo o trabalho
pode-se organizar um planejamento voltado para a diversidade do aluno que
contemple suas reais necessidades e potencialidades de aprendizagem, para que
assim todos possam aprender e conseqüentemente se desenvolver. Assim acreditando que a prática vivida por
todos envolvidos nesta proposta formativa, impulsiona a construção simultânea
de conhecimentos nos âmbitos da formação cultural e didática, concretizando
a aprendizagem, e socializando os conhecimentos adquiridos. O mais importante é
despertar o interesse de todos em entender os conceitos abordados e ajudando na
visualização de toda a proposta. E que a inclusão de pessoas com alguma forma
de impedimento de natureza biológica necessita de uma pedagogia que se oriente
para criar vários caminhos possíveis de ensino, a fim de que as aprendizagens
deles decorrentes levem cada pessoa a um processo amplo de formação humana.
Assinar:
Postagens (Atom)




