quinta-feira, 20 de junho de 2013

PLANEJANDO A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

Tema : Educação Inclusiva - educandos com alterações e/ou limitações das funções mentais.
Tipo de material a ser produzido: visual, e no final uma apresentação a comunidade e uma construção de um blog.
Linguagens que pretende utilizar: musica, dança, artes visuais, teatro. 

Objetivo de uso do material a ser produzido:
Promover a conscientização e garantir a integração da diversidade na escola no coletivo, permitindo a participação e entretenimento, de acordo com as possibilidades possíveis que o meio favorece e possibilitando a expressão e comunicação do tema à comunidade.

Objetivos específicos:
1.    Abordar questões que sejam de interesse dos alunos, da escola ou da comunidade.
2.    Formular uma concepção educativa que acolha a diversidade biológica e promova o desenvolvimento de todos os educandos.
3.    Entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los.
4.    Organizar e sintetizar resultados.

Conteúdos
Conceituais (base teórica, o conceito)
 Trabalhar com a parte cognitiva, pois terão que fazer associações, e assim, conclusões sobre o que está sendo discutido e exposto em slide, vídeos e cartazes.

Procedimentais (colocar em prática o que aprendeu no conceitual)
 Sendo uma atividade investigativa, os alunos deverão pesquisar, dialogar, e analisar dados obtidos através da utilização das diversas metodologias como: o uso do computador e internet; trabalho em campo; construção do material com as linguagens escolhidas.

Atitudinais (normas necessárias para que o conteúdo seja adquirido)
 Espera-se que o aluno no desenvolver este material adquira uma postura de autonomia, conscientização e respeito em relação ao tema. Envolvendo em uma atividade que envolva a mídia, podendo assim, ajudar na visualização e compreensão da proposta.

Desenvolvimento
 A atividade será desenvolvida em um grupo e será dividido em etapas:
  •  Na primeira etapa é importante que os alunos conheçam o tema que irão produzir, por isso, analisarão os materiais trazidos pelo próprio professor por meio de jornais, revistas e vídeos. Juntos discutiram o material, e após elaborar, questionários para levantamento de informações sobre o assunto, objeto do estudo.
  •  Já a segunda etapa, começarão a expor idéias para a construção do teatro. O melhor é dividir em grupos que têm mais habilidades; dança, música, texto, encenação, cenário, adereços. Essa etapa demora um pouco mais de tempo.
  •  Na próxima etapa com todo o projeto pronto os ensaios começarão. E toda a parte técnica adereços e cenário também.
  •  Na última etapa, todas as equipes deverão analisar os resultados obtidos nas pesquisas, socializar os resultados obtidos nos grupos e divulgar os resultados. Para depois marca a apresentação e socializar com a comunidade.
  • A avaliação final será a construção de um blog para divulgar por meio das mídias todo o trabalho de conscientização e não ficar restrito somente a comunidade.

Recursos
  Material de apoio;  Jornais e revistas;  Vídeos; Data show e computador;  Internet;  Espaço para reuniões;  Local para a apresentação;  Som;  Microfone; Caixa de som.

Avaliação:

Será divida por itens:

1.    Participações nas discussões na elaboração do trabalho;
2.    Empenho nas formulações do material;
3.    Responsabilidade;
4.    Interesse e Compromisso com a proposta;
5.    Criatividade;
6.    Interação;
7.    Exposição de todo o material elaborado;
8.    Construção do blog para a amplificação da proposta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário